No Brasil, cerca de 35 milhões de pessoas vivem sem acesso à água potável, segundo o Instituto Trata Brasil. Além disso, em muitas regiões, a falta de infraestrutura básica ainda é um grande desafio. Por isso, nessas áreas, ações socioambientais têm o poder de transformar realidades. É o caso do povoado de Várzea de Fora, na Bahia, que recebeu um sistema comunitário de abastecimento de água. A Rio Energy, que alia energia renovável com benefício social nos territórios onde atua, colaborou para isso.

O projeto foi realizado no entorno do Complexo Eólico Serra da Babilônia. Assim, ele mostra como soluções simples, quando estruturadas com diálogo e responsabilidade, podem melhorar a qualidade de vida das comunidades.

Projeto de abastecimento de água no semiárido baiano

Os moradores do povoado de Várzea de Fora, em Ourolândia (BA), na área de influência do Complexo Eólico Serra da Babilônia, enfrentavam a falta de água potável em suas casas. As famílias utilizavam cacimbas e poços rudimentares, que comprometem a saúde e a dignidade de todos.

Então, em janeiro de 2019, a Rio Energy executou uma ação para manter seu compromisso com a responsabilidade social: apoiou a perfuração e instalação de um poço tubular, feito pela Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), cuja gestão foi transferida à Prefeitura de Ourolândia em março do mesmo ano. A ação beneficiou 22 residências em 19 propriedades da região, proporcionando acesso à água de qualidade e reforçando o compromisso da empresa com o desenvolvimento local sustentável.

Esse tipo de iniciativa mostra como os projetos de energia renovável com benefício social podem transformar realidades. Dessa forma, é possível ir além da produção de energia limpa, com um olhar para o presente e para o futuro.

Como um projeto de energia renovável trouxe benefício social para a comunidade

A atuação da Rio Energy segue diretrizes claras de responsabilidade social. Antes de iniciar qualquer investimento, são realizados diagnósticos participativos com a metodologia de escuta ativa, ouvindo diretamente moradores, lideranças locais e o poder público.

Esse processo foi acompanhado por uma avaliação do território. Por isso, garantiu que a solução de abastecimento atendesse às necessidades reais da comunidade. A iniciativa respeitou a vivência local e promoveu melhorias justas e transparentes.

O Plano de Investimento Social da Rio Energy

Esse e outros projetos da Rio Energy são orientados por um Plano de Investimento Social robusto, que visa promover o desenvolvimento sustentável local e deixar um legado positivo nos territórios impactados por sua atuação.

O plano estabelece critérios para que os recursos gerem resultados duradouros, com foco em meio ambiente e sustentabilidade, geração de emprego e renda, capacitação técnica e profissional, saúde, qualidade de vida e fortalecimento institucional e comunitário. Nesse contexto, o projeto de abastecimento de água em Várzea de Fora, comunidade que cerca o Complexo Eólico Serra da Babilônia, é um exemplo claro de um investimento social empresarial bem estruturado, planejado e executado com base em diagnósticos participativos.

Mais que energia, transformação social

Garantir a disponibilidade da água potável para todos é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil – e levar esse direito a comunidades historicamente esquecidas reforça o papel transformador das energias renováveis. A Rio Energy entende que empreender um parque eólico vai além de produzir eletricidade: é também uma forma de impulsionar a dignidade e o bem-estar de quem está em seu entorno contribuindo com uma transição energética justa.